sábado, 21 de fevereiro de 2009

REFLEXÃO

PEDRAS PRECIOSAS.
“Conta-se que um homem caminhava pelo deserto, sentindo a inclemência do sol a castigar-lhe a pele e a sede a atormentá-lo. Em meio ao imenso areal, embora totalmente só, pôde ouvir com nitidez uma voz que lhe dizia: - Pega umas pedras. Coloca-as no teu bolso e amanhã sentirás ao mesmo tempo tristeza e alegria. O homem obedeceu. Inclinou-se, recolheu um punhado de pedras e as colocou no bolso. Concluiu a travessia e, na manhã seguinte, quando despertou, constatou que as pedras haviam se convertido em diamantes, rubis e esmeraldas. Então, como predissera a voz, sentiu-se feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz, por ter recolhido as pedras que agora lhe eram um grande tesouro. Triste por não ter recolhido outras tantas e ser ainda mais rico. Assim ocorre com o processo da educação. Os homens de sabedoria nos convidam a investir alto nela, a nos esmerarmos com as gerações novas, os nossos rebentos que muito embelezam os nossos jardins. A educação é processo delicado que requer investimento constante. É na convivência diária, nos pequenos exemplos do cotidiano que a criança se educa, para o bem ou para o mal. Porque, em verdade, quer queiramos ou não, todos somos educadores. Educamos pela palavra, pelo exemplo, pela ação. Lamentamos, hoje, o estado da nossa infância e da nossa juventude, muita vez bem distante dos ideais de nobreza e elevação, mais interessada em atender aos seus próprios interesses, imediatistas e egoístas. Mas os culpados por esta situação somos nós mesmos. Em vez de estabelecermos limites, disciplina, ordem, tememos o julgamento dos nossos pares, amigos e parentes e deixamos que tudo corra à vontade. Ora, criança sem limites será o adolescente sem limites e o homem inconseqüente do amanhã, que pensará que tudo o que existe no mundo lhe é devido. Que as pessoas existem para servi-lo e a vida para ser usufruída de forma alucinada. Por isso mesmo, em todo processo educativo a mensagem do Cristo deve se fazer presente. É Jesus que nos convida ao amor, à doação, à fraternidade, graças aos quais alcançaremos verdadeiramente melhores condições de vida na Terra. Os ideais são como as estrelas. Parece-nos que jamais os alcançaremos, mas, à semelhança dos marinheiros em alto-mar, traçamos os nossos caminhos, seguindo-os. Que seja um dos nossos ideais o esmero na educação própria e dos que nos rodeiam, sempre atentos às nossas atitudes.”
Publicado pela Redação do Momento Espírita, com base cap. Parábola da educação, de William Cunningham, do livro Um presente especial, de Roger Patrón Luján,

7 comentários:

  1. muchas gracias por visitar mi blog, es un gran honor saber que me siguen desde tan lejos. Mucha suerte con el tuyo y te seguiré. Veo que estamos unidos por un gran interés: la educación. Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Pasé a saludarte, gracias por darte una vuelta en mi blog.
    Entendí a medias pero es por el horario, pero voy a seguirte, por suerte tengo el traductor también.
    Besos!!!

    ResponderExcluir
  3. Hola! Gracias por quedarte en mi blog. Bueno es practicar el protugues, me cuesta un poco pero entiendo casi todo. Te mando un abrazo y seguimos en este camino de viajeros de ruta! Buen domingo!

    ResponderExcluir
  4. Ola Valmir,
    E um belo texto e como o tal realista.
    Mas assim como eu voce tambem deve estar ciente que a escolha quem faz nao somos nos mas sim o que vem pós, hoje ja aprendemos com o passar dos tempo a escolher nosso caminhos e aprendizados e mesmo assim caimos as vezes.
    O mesmo ocorre com os mais novos, ensinamos com palavras, acontecimentos entre outros mas so colhem o que melhor lhes agradam ignorando a sabedoria dos mas antigos...
    Entao deixe eles cairem um pouco a vida e o tempo tambem sao grandes professores xD

    www.kuandr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Valdemir.
    Obrigado pelo comentário no meu blog, agradeço.
    Seu blog também é muito bom, tem matérias super interessantes gostei bastante.
    Continue sempre assim, as cores e o layout ajudam muito a vizualizalção do blog e das matérias.
    Que Deus sempre t abençoes.
    Abraços..
    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Texto profundo e verdadeiro! A educação é tudo e com certeza temos nossa parcela de contribuição para tornar o mundo melhor ou pior...
    Obrigada por suas lindas palavras em meu Blog. Quem tem um amigo tem um tesouro que não precisa ficar escondido mas deve brilhar no peito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita ao meu blog.
    Acredito na educação como remédio para voltar a harmonizar o equilíbrio, aposto na educação espiritual e é nisso que trabalho, tanto como fonte de renda como estilo de vida. Abs.

    ResponderExcluir