quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

APRIMORANDO RELACIONAMENTOS

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O psicólogo Daniel Goleman autor consagrado quando se fala de Inteligência Emocional, deflagrou este conceito no mundo de forma impressionante. Entendemos que sua aplicação esta relacionada às habilidades para; motivar a si mesmo independente das situações e frustrações, controlar impulsos e canalizar emoções para situações certas, saber elogiar e motivar as pessoas elevando-as, também as ajudando a liberarem seus melhores talentos, conseguindo assim seu engajamento para os objetivos comuns.
E qual é o segredo de tudo isso? Considerando todos os fatores, podemos eleger a empatia como lugar de destaque. Deixando claro que em toda relação existem seres humanos; pessoas, gente com sentimentos, percepções, ambições e desejos de serem compreendidos e considerados. Então colocar-se no lugar do outro, usando a sensibilidade para sentir inteiramente os desejos, as preocupações, as alegrias, as raivas, as frustrações e os medos, é a maneira sábia para alcançar resultados surpreendentes.
Inteligência emocional é saber controlar seu estado de ânimo, coordenando sua vida em plena integração com todos a sua volta. É estar de bem com a vida, procurando a todo custo sua aplicação prática e dando um verdadeiro salto na qualidade de vida. Sabedoria é se deixar contaminar por esta idéia, fazendo bem a sua parte.
Parece utopia, falar deste nível de relacionamento, quando assistimos ao nosso redor a um filme totalmente diferente. Ocorre que mudanças extraordinárias se espalham rapidamente no mundo. É preciso reaprender. Estamos falando de um conceito novo, entretanto já sabemos dos concretos e satisfatórios resultados alcançados; quer por corporações, quer por pessoas ao utilizá-la. Inquestionável é dar toda atenção ao fato de tipificarmos à importância que os itens; compreensão, sensibilidade, sinergia, empatia, participação, entendimento, etc. Têm assumido e se apresentado como grandes diferenciais nesta crescente e avassaladora competitividade vividas nos dias de hoje, sem deixar de ressaltar sua relevância para a conquista vitoriosa dos nossos projetos.

2 comentários:

  1. Por coincidência eu falei sobre esse livro numa blogagem coletiva. É um grande livro com ótimos ensinamentos.
    Vim conhecer seu blog para agradecer sua visita e por ter marcado como seguidor de minhas postagens.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Esse escritor é muito bacana apesar de ser de auto-ajuda (não curto muito o genero), já tive oportunidade de assistir uma de suas palestra e chega a ser absurda a qualidade!
    Tenha um bom dia!
    Questionadora

    ResponderExcluir