domingo, 8 de fevereiro de 2009

PIAUÍ. RIQUEZAS NATURAIS.

DELTA DO RIO PARNAÍBA.
Rio Parnaíba divide o estado do Piauí do Maranhão, considerado a quarta maior bacia hidrográfica do País, perdendo para as bacias; do Amazonas, Paraná e São Francisco. O seu Delta começa a se formar quando o rio desce da Chapada das Mangabeiras em direção ao mar. Estende-se por aproximadamente 1.400 quilômetros, formando antes de atingir o Atlântico o único delta das Américas em mar aberto, o “Delta do Parnaíba” – considerado um paraíso ecológico. Tem sua área estimada em aproximadamente dois mil e setecentos quilômetros quadrados, formando mais de 70 ilhas e uma infinidade de lagoas, labirintos de igarapés e outros refúgios ecológicos. É um notável santuário ecológico que abriga enorme variedades de crustáceos, espécies de peixes, aves e mamíferos da nossa fauna. Nele podemos encontrar dunas com altura aproximada de quarenta metros, onde o cenário do conjunto natural exibe uma verdadeira obra de arte. Nas ilhas de; Santa Isabel, Canárias, Caju e do Meio encontramos a extração da produção de caranguejos, seu principal sustentáculo econômico. O conjunto paisagístico de par com; o verde da mata, as águas limpas, as raízes aéreas dos manguezais, a cata do caranguejo, a sinuosidade dos igarapés, as ilhas e as brancas dunas impressionam todos que por ali passam. Atribuímos sua descoberta acidental ao fato do navegante português Nicolau de Resende em 1571, quando perdeu uma carga valiosíssima em naufrágio no litoral do Piauí e após inúmeras tentativas para encontrá-la deparou-se com este emaranhado de águas e ilhas existente no rico tesouro do DELTA. A cidade de Parnaíba, a trezentos e sessenta quilômetros de Teresina, é um excelente ponto de apoio para os visitantes.

3 comentários:

  1. Caro Valdemir,

    Parabéns pelo blog. Infelizmente ainda não conheço o Piauí. Já andei por quase todo o Brasil, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer a lazer ou trabalho este estado.

    Um grande abraço

    Rogerio Martins
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/
    http://saladeterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar o Compartilhando as Letras, vc não deixou nenhum comentário;Gostaria de saber suas impressões. Seu Blog é instrutivo, muito legaç.Volte outras vezes.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Valdemir! Esse estado do Piauí é uma maravilha. Eu que conheço várias cidades desse estado, posso garantir e confirmar o encantamento que são as pessoas e as paisagens deslumbrantes do Delta do Parnaíba, por exemplo. A própria capital, Teresina, tem seus encantamentos. O que eu acho mais interessante nela é a travessia do rio Parnaíba, de um lado é Teresina, do outro fica a cidade de Timor, já no estado do Maranhão.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir