quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

QUAL DELES É VOCÊ?

CENOURA, OVO OU CAFÉ?
Uma filha queixou ao seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir.
Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido outro surgia.
Seu pai, um chefe de cozinha, levou-a até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Na primeira ele colocou cenouras, na segunda colocou ovos e na última pó de café.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o fogo das três. Retirou de uma as cenouras e as colocou num prato, o mesmo fez com os ovos, e finalmente retirou o café com uma concha e o colocou em uma caneca.
Virando-se para filha, perguntou:
-Querida, o que você está vendo?
- "Cenouras, ovos e café," ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole de café.
Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. Sua filha indagou.
- O que isto significa pai?
-Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
A Cenoura entrara forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida á água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.
Os Ovos eram frágeis sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornara mais rijo.
Entratanto com o pó de Café, o comportamento tinha sido diferente, sendo incomparável porque depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado totalmente a água.
Ele perguntou á filha:
-Qual deles é você minha querida? Quando a adversidade bate á sua porta, como você responde?
Você é como a Cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha, torna-se frágil e perde sua força?
Ou será como o Ovo, que começa com o coração maleável, mas depois de alguma perda ou decepção se torna mais duro, apesar de a casca parecer a mesma?
Ou será que você é como o pó de Café, capaz de transformar a adversidade em algo melhor ainda do que ele próprio?
Considerando o comportamento da cenoura, do ovo e do café, amigo(a) internauta compete a cada um de nós escolhermos; qual deles queremos ser! Conforme a fábula mostra, somos guiados pela inteligência para nos assemelharmos ao pó de café, sendo capaz de transformar os problemas e as adversidades em oportunidades e obtendo sempre os melhores resultados. Lembrem-se todos nós somos responsáveis por nossas escolhas e o que vamos fazer com elas, mas é indispensável nós transformar assim como ocorreu com o pó de café, confiando e acreditando verdadeiramente que temos mesmo diante das adversidades, potencial e resistência suficientes para superar qualquer obstáculo. Ainda que, daqui para frente quando lhe convidarem para tomar um cafezinho possa voce lembrar-se deste fato. Fortalecendo assim, cada vez mais nossas atitudes para uma transformação de conquista e de vitória diante dos inúmeros desafios que a vida nos apresenta. Avante!

13 comentários:

  1. ....

    Sem dúvida uma lição em que vale a pena meditar.

    Obrigado pela visita.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. COM CERTEZA, ESTA É A PRIMEIRA, MATÉRIA QUE LEIO TODA.
    SEM DÚVIDA É UMA LIÇÃO DE VIDA!!!!

    AMEI!!!!

    OBS: EU SOU O CAFÉ

    LURDINHA

    ResponderExcluir
  3. Saudações meu amigo Valdemir,

    Concordo meu amigo, é muito comum pessoas que amolecem perante as adversidades da vida assim como as que respondem conforme a citação dos ovos. O que temos que fazer para melhorar isso, é tornarmos como o café... Temos que nos fundir com as adversidades, refinando-as para uma melhoria única, transformando-as em uma bela arte, em que os autores (nós) sejamos responsáveis pela maravilhas que criamos. Muito profundo o post, parabéns e Abraços! _ò/

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa estória!!
    Vi que de um tempo para cá venho exercitando a arte de ser como o café.
    Acredito que a melhor coisa que podemos fazer com nosso tempo na terra é desenvolver sabedoria, e a metáfora do café se aplica perfeitamente à inteligência espiritual.
    Obrigada pela visita!! Abs.
    Ah! Parece que o Google lhe retirou de minha lista de seguidores, se puder cadastre-se novamente, é uma honra tê-lo como seguidor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu texto amigo Valdemir. Sem dúvida que nos faz reflectir sobre como reagimos às dificuldades da vida e se essa será mesmo a atitude correcta. Um óptimo fim de semana para si e para sua família. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá Valmir, tudo bem mano?! Vc deixou um comentário lá no Blog ATI&D cobrando uma visita e aqui estou eu.hehehe Massa seus blogs, e muito obrigado pelos comentários que vc deixa lá no ATI&D, pois são realmente de valor.

    Paz e sucesso mano.

    ResponderExcluir
  7. Excelente matéria, muito boa mesmo, gravei em meu coração e vou utilizá-la para meus filhos. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Valdemir...obrigada pela visita....que bom que tenha gostado do meu cantinho....
    Eu acho esse texto maravilhoso.....e eu sou o café...rsrsrs.....muito lindo mesmo...
    Sempre que puder passar no meu cantinho...será sempre bem vindo...
    Boa semana...beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá. Valdemir...

    Ótima parábola. Sabe, como é ruim a pessoa desanimada! Quando precisa realizar algo um pouco mais difícil, pensa logo "ah, isso não dá certo". "Não vou mexer com isso"... Muitas vezes, a pessoa é mais forte do que possa imaginar. Mas é preciso ACREDITAR, LUTAR com FÉ, firmeza e determinação, que poderá transformar positivamente situações a primeira vista instrasformáveis.

    Lena

    ResponderExcluir
  10. Olá Vademir,
    Um ótimo texto para uma reflexão sobre os obstáculos da vida cotidiana. Um bom conselho para passarmos para nossos filhos, para que no futuro eles sejam como o café, e procurem mudar a adversidade que assola nosso mundo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Valdemir. Passei prá agradecer as palavras carinhosas e adorei o que vi. Parabéns pelo trabalho que você faz aqui, amigo.
    Entre tantos textos mto bons, me marcou esse. Não sou o café ainda, mas tenho me esforçado um bocado prá mudar isso. E aos poucos vou conseguindo. Ótima comparação!
    Abraços carinhosos.
    Val

    ResponderExcluir