segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ERRO É APRENDIZADO

DESENVOLVA A CORAGEM PARA ERRAR.
Passamos a vida inteira ouvindo dizer que não podemos errar, e agora! Com a experiência de hoje digo que errar faz parte do aprendizado, método das tentativas, também podemos aprender muito com as experiências alheias, sendo esta a maneira prática e menos dolorosa, entretanto para fatos novos errar é humano e necessário, na arte de fazer é preciso ousar e no desconhecido estamos predispostos ao erro, somente erra quem realiza alguma coisa! Acredite, o desenvolvimento humano e a aprendizagem ocorrem muito mais através de nossos erros do que pela gloria dos nossos acertos. Você lembra-se de quando começou a andar! Ficou de pé e saiu caminhado da primeira vez, não foi? Claro que não! Ocorreu sim através das tentativas e das quedas que efetivamente praticou, até adquirir confiança para dar os primeiros passos e foi melhorando na medida que mais se exercitava. Considerando então que nossa zona de conforto nos orienta para não erramos, ensinamentos da nossa cultura, nos deixando na maioria das vezes em cima do muro, temos que nos dar o direito de errar, desenvolvendo assim a coragem para errar sem nos condenar. Afinal de contas chamamos de experiência a palavra usada para justificar os nossos próprios erros. Não estou fazendo apologia ao erro e sim reforçando um velho ditado popular que diz; “errar é humano, permanecer no erro é falta do uso da inteligência”. Com este entendimento façamos uma reflexão para melhor entendermos os erros alheios.
Finalmente Roosevelt costumava falar; "O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.”

10 comentários:

  1. Oi, querido. Brigadim pela visita. Dei uma passadinha rápida, gostei muito, voltarei com mais vagar. Bitokitas iluminadas procê.

    "Sou de palavra pouca
    falo com olho
    economizo boca"
    Elza Fraga
    http://arterestrita.ning.com/
    http://contosincantos.blogspot.com/
    http://tempoinverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá... Obrigada pela visita, também fiquei encantada com o que encontrei aqui.

    Felicidades,
    Daniela Milagres

    ResponderExcluir
  3. Valdemir, primeiro quero te agradecer, pelo carinho que tem tido com o meu blog, em segundo dizer que seu texto sobre errar e aprender, é de uma verdade que só os tolos e os medíocres não assumem. Como acredito não ser nem um nem outro, vou fazendo dos meus erros escada para um futuro bom.
    Até mais, e parabéns pelo seu espaço, é muito acolhedor...

    ResponderExcluir
  4. Oiêee!
    Obrigada pela visita e volte sempre. No blog Plástico.br sou somente colaboradora mas estou sempre por lá e tê-lo como leitor é maravilhoso.
    Vou aproveitar para linkar seus blogs também naquele cantinho, ok?
    Bom resto de semana prá vc.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos elogios, queria te mandar um selo, mas não achei teu blog. Será que fiquei doida? bjs

    ResponderExcluir
  6. Amigo, pegue teu selo, tá? Ganhei do kammad.bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Valdemir,
    Obrigado pela visita e comentários em meu Blog. Já que és piauiense conheça também o Blog: http://conhecendopiaui.blogspot.com/
    Quanto ao post quero lhe dizer que todo ser humano erra, e isso é normal. Errar é ter uma nova chance de fazer a coisa certa.
    Uma frase de Charles Dickens: "Cada erro ensina ao homem os caminhos que não deve andar".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá Valdemir

    Errar é humano, não é mesmo? Faz parte da nossa natureza. Ir de contra a isso é ser antinatural. Ruim é quando se persiste e não se aprende com eles.
    Belo texto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Estou a gostar dos teus dois recantos e vou adicionar aqui na minha barra p poder vir ler e aprender.
    Deus te guarde.:)

    ResponderExcluir
  10. Viva Valdemir

    Gostei de vir aqui.
    "O Caminho faz-se caminhando". Obrigada pelas palavras carinhosas que deixaste no meu blog.
    Voltarei cá. Adoro aprender e não resisto a opinar.
    Abraços 3

    ResponderExcluir