terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FALAR E OUVIR!

Falar é de prata, ouvir é de ouro. Esta manifestação sutil quando verdadeiramente praticada apresenta resultados surpreendentes para nossas vidas. A força do verbo comanda tudo, da forma como digo “eu te amo” posso também dizer “eu te odeio”... Com palavras podemos perpetuar a “Paz” ou começarmos uma “Guerra”...
Vejamos como se refere André Luiz ao uso das palavras; “ponderada – favorece o entendimento, leviana – conduz a intriga, alegre – espalha otimismo, triste – semeia desânimo, generosa – abre caminho à elevação, maledicente – cava despenhadeiros, gentil – provoca reconhecimento, atrevida – traz perturbação, serena – produz à calma, fervorosa – impõe a confiança, descrente – invoca a frieza, bondosa – ajuda sempre, cruel – fere de forma implacável, ignorante – complica, sarcástica – leva ao desprezo, inconsciente – causa amargura, nobre – tece o respeito, sábia – ensina, educada – auxilia a todos.”
Deus no ato da criação disse... ”Faça-se tudo pela palavra”... Portanto a comunicação é a bússola que orienta o nosso viver, responsável pela construção do nosso mundo e também do nosso relacionamento com tudo e com todos em nossa volta. Asim, neste contexto temos que refletir sobre a importância do ouvir e do falar; - como tenho me comportado quando preciso ouvir! - E a respeito do que tenho falado e como tenho dito?
Para finalizar quero registrar o pensamento de Lenilson Naveira “Aprenda a ouvir os outros e a si mesmo, através da sua consciência, antes de falar, decidir ou agir.”

sábado, 24 de janeiro de 2009

PLANETA TERRA. URGENTE!

ÁGUA FONTE PARA VIDA.
O único planeta conhecido que se encontra água no estado líquido é o nosso. Portanto a água é justamente o elemento vital que nos distingui dos demais. Naturalmente passa pelo ciclo: evapora dos oceanos cai sobre a terra (chuvas) e distribui-se pela superfície, formando lagos, rios, riachos... Parte desta água infiltra-se no solo sendo absorvida pelas plantas ou alimenta os lençóis freáticos. Entra neste ciclo aparentando ser um recurso natural ilimitado; mas apenas dois quinto da água do Planeta é potável, assim quase toda água existente é salgada, ou seja, não é boa para o consumo humano ou animal e também imprópria para a lavoura. Sabemos que os seres vivos têm seus organismos compostos por dois terços de água; - setenta e cinco por cento. O homem, ou qualquer outro animal, resiste em média trinta dias sem alimento, mas não suporta mais do que alguns poucos dias sem água, tudo isso nos mostra como a água é importante para nossas vidas. O Brasil é um país privilegiado; tem a maior reserva de água doce do planeta, ou seja, doze por cento do total mundial. A Amazônia é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. Portanto não importa quem somos, onde vivemos, etc. O que importa mesmo é a firme consciência de que dependemos dela para viver. Apesar desta imposição natural para existência da espécie humana, continuamos poluindo os rios e suas nascentes... Esquecendo ser a Água fonte para vida. Assim, considerando os fatos evidenciados precisamos urgente e continuadamente começar a utilizar a água de forma prudente, racional e adequada, evitando tanto o desperdício como a poluição. Devemos considerá-la sempre como um tesouro inestimável que precisa ser preservado. Esperamos, portanto que a humanidade saiba respeitar esta riqueza coletiva (ciclo das águas) salvaguardando sua pureza, ou o futuro da espécie humana e também de outras espécies, estarão comprometidas por negligência na administração dos recursos hídricos existente no planeta.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DICAS PARA SAÚDE 2

BENEFÍCIOS DA BANANA.
A banana contém muito ferro, estimulando assim a produção de hemoglobulina no sangue, colaborando nos casos de combate a anemia. Estudos mostram que a banana também ajuda o organismo a fabricar serotonina, uma molécula que é a grande responsável pela sensação de bem-estar no cérebro, por isso é indicada para o bom humor. Sabemos que a banana tem efeito antiácido natural; se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar! Esta fruta contém elevadíssimo teor de potássio, sendo a fruta numero 1 dos campeões. Seu teor de sódio é reduzido, o que a torna grande auxiliar no combate a pressão alta. A banana também auxilia no bom funcionamento do coração, evitando alteração do batimento cardíaco e eliminando o excesso da retenção de água, fato causador da hipertensão arterial.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O VALOR DA AMIZADE - LENDA ÁRABE

Conta uma lenda árabe que dois amigos viajavam freqüentemente pelo deserto certa vez discutiram, brigaram e um esbofeteou o outro. O que apanhou sem nada dizer escreveu na areia "Hoje, meu melhor amigo me bateu no rosto". Mais tarde fizeram as pazes e seguiram viagem. Chegaram num oásis resolveram tomar banho. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se, sendo salvo por seu amigo. Quando se recuperou escreveu numa pedra "Hoje meu melhor amigo salvou minha vida". Intrigado, o outro perguntou:“- diga-me; por que depois que bati em você escreveu na areia, agora que te salvei a vida escreveu na pedra?” Sorrindo, o outro respondeu:“- Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. Mas quando nos faz algo grandioso, deveremos gravar na pedra da memória do coração, onde nenhum vento do mundo poderá apagar!”

sábado, 17 de janeiro de 2009

SALMO 90 - PROTEÇÃO DIVINA

video

É MARAVILHOSO, SENHOR! - PRECE HINDÚ

É maravilhoso, Senhor: Meus braços perfeitos; quando há tantos mutilados; meus olhos perfeitos; quando há tantos sem luz; minha voz que canta; quando tantas emudecem; minhas mãos que trabalham; quando tantas mendigam. É maravilhoso, Senhor: Ter um lar para voltar, quando tantos não têm para onde ir. É maravilhoso, Senhor: Sorrir, amar, sonhar, viver; quando tantos choram, odeiam, revolvem em pesadelos e morrem antes de viver. É maravilhoso, Senhor ter um Deus para crer, quando há tantos que não possuem o lenitivo de uma crença. É maravilhoso, Senhor sobretudo: Ter tão pouco a pedir e tanto para agradecer.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

domingo, 11 de janeiro de 2009

sábado, 10 de janeiro de 2009

DICAS DE SEGURANÇA - NO TRÂNSITO

1) Trafegue na faixa certa. Conserve-se na faixa da direita, mantenha a velocidade indicada.
2) Cuidado nas ultrapassagens. Só ultrapasse pela faixa da esquerda.
3) Atenção ao sinal amarelo. Não faça do sinal amarelo um complemento do verde.
4) Buzina só em último caso. Evite ficar buzinando, isso só causa stress e sustos.
5) Pega é crime. Rua não é pista de corrida.
6) Não utilize celular dirigindo. Quando o seu celular tocar, estacione o carro em local seguro e só então atenda.
7) Estacione sempre corretamente, Nunca pare em fila dupla, principalmente em frente de locais especiais como: hospital, escolas...
8) Cinto de segurança é obrigatório. Não abra mão de sua segurança.
9) Faixa de pedestre. Não pare o carro sobre ela. Respeite o pedestre.
10) A sua atitude no trânsito vale uma vida.

MENSAGEM PARA VIDA 2

GRATIDÃO.
Quem dobrou seu pára-quedas hoje?
Charles Plumb era piloto de bombardeiro na guerra do Vietnã.
Depois de varias missões de combate, seu avião foi abatido por um míssil. Plumb saltou de pára-quedas, foi capturado e passou seis anos numa prisão norte-vietnamita.
Terminada a guerra retornou aos Estados Unidos, passando a dar palestras relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão. Certo dia, num restaurante, foi saudado por um homem: - "Olá, você é Charles Plumb, era piloto no Vietnã e foi derrubado, não é mesmo?" - "Sim, como sabe?" perguntou Plumb. - "Era eu que dobrava o seu pára-quedas. Parece que funcionou bem, não é verdade?” Plumb ficou surpreso e com muita gratidão respondeu: - "Claro que funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje." Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, pensando e perguntando-se: Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse "bom dia"! Eu era um piloto arrogante, ele um simples marinheiro. Pensou, também, nas horas que o marinheiro passou humildemente no navio enrolando os fios de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia.
Agora, Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia: "Quem dobrou seu pára-quedas hoje?" Todos temos alguém cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante. Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diariamente, perdemos de vista o que é verdadeiramente importante e as pessoas que nos salvam no momento oportuno sem que lhes tenhamos pedido. Deixando de saudar, de agradecer, de felicitar... Ainda simplesmente de apresentar nossa gratidão.
Faça uma reflexão. Que tal a partir de hoje procurar verdadeiramente dar conta de quem prepara nosso pára-quedas de cada dia e agradecer-lhe! Finalmente todos precisamos uns dos outros...

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PENSAMENTO 2


"Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar, não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e no entanto, a maioria da platéia ainda dorme... " (John Lennon)

sábado, 3 de janeiro de 2009

CURIOSIDADES - VOCÊ SABIA?

1) Que o coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de até 10 metros.
2) Que alguns leões se acasalam até 50 vezes num só dia.

VAMOS SORRIR...

EMBRIAGADO
- O bêbado liga às 14:00 h e a ligação cai na extensão da casa do dono do bar.
- Aaalôôô! Qe hooras ce vai abreer oo baar?
- Vou abrir ás 18:00 h. Respondeu o propietário.
- Ceeertoo, brigaadooo...
- 15:oo h, liga outre vez ainda mais bêbado e pergunta:
- Seeu Zééé... Qee hooora meeesmo ce abreee saa geeringonsaaaa?
- O dono do bar, com pouca paciência responde: às 18:00 h.
- Isto se repetia a cada meia hora e o sujeito estava cada vez mais bêbado.
- O dono do bar cansado de atender telefone e muito irritado, finalmente responde:
- Porra! Eu já te disse mil vezes que abro às 18:00 h. Por quê você quer ir tanto no meu bar?
- E o bêbado responde: - Ee eu naaõõ qeeroo eentraa, eu qeeroo éé saai pooorraaa, eenteendeeu!!!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

MENSAGEM PARA VIDA 1

OPORTUNIDADES.
Coloque está palavra no seu livro da vida, internalize sua fé e acredite que ela é como uma luz, existe. Pode estar do seu lado. Sintonize mente e coração na oportunidade que mais deseja para o ano de 2009. Vizualize e tenha atitude. Como um radar fique atento em todas as direções, esteja pronto e aberto para identificá-la ou criá-la. Lembre-se nada aconteçe por acaso, é preciso acima de tudo: fé, ação e muito trabalho. Ainda, para as oportunidades acontecerem dependem muito das nossas atitudes.

FINANÇAS PESSOAIS - DICAS

1) Planeje suas despesas anotando tudo que gastar num período de três três meses (média), até mesmo as gorjetas.
2) Defina prazos para eliminar as dívidas maiores.
3) Mantenha seu estilo de vida mas corte pequenos gastos (supérfluos).
4) Evite as compras a prazo, também os financiamentos.
5) Cartão de crédito use com inteligência (maior custo financeiro).
6) Vença a tentação da compra por impulso (roupas, calçados, cds, celulares...).
7) Procure eliminar as dívidas com juros elevados, começe a projetar uma maneira para iniciar uma poupança.
8) Vá em frente, estabeleça no orçamento um valor fixo, possível de cumprir para a poupança mensal.
9) Boa sorte.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

DICAS DE SEGURANÇA - ASSALTOS

1) Não reaja ou tente fugir. Forneça o que exige o criminoso. Assim, o tempo do roubo será menor.
2) Considere a possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.
3) Mantenha a calma diante de uma arma, mesmo que isso pareça difícil. O bandido está sempre mais nervoso do que a vítima, mas, em geral, não tem a intenção de matar.
4) Não faça movimentos bruscos e procure alertar o assaltante dos gestos que pretende realizar, como pegar uma carteira, por exemplo.
5) Logo após registre a ocorrência no Distrito Policial mais próximo.