terça-feira, 27 de janeiro de 2009

FALAR E OUVIR!

Falar é de prata, ouvir é de ouro. Esta manifestação sutil quando verdadeiramente praticada apresenta resultados surpreendentes para nossas vidas. A força do verbo comanda tudo, da forma como digo “eu te amo” posso também dizer “eu te odeio”... Com palavras podemos perpetuar a “Paz” ou começarmos uma “Guerra”...
Vejamos como se refere André Luiz ao uso das palavras; “ponderada – favorece o entendimento, leviana – conduz a intriga, alegre – espalha otimismo, triste – semeia desânimo, generosa – abre caminho à elevação, maledicente – cava despenhadeiros, gentil – provoca reconhecimento, atrevida – traz perturbação, serena – produz à calma, fervorosa – impõe a confiança, descrente – invoca a frieza, bondosa – ajuda sempre, cruel – fere de forma implacável, ignorante – complica, sarcástica – leva ao desprezo, inconsciente – causa amargura, nobre – tece o respeito, sábia – ensina, educada – auxilia a todos.”
Deus no ato da criação disse... ”Faça-se tudo pela palavra”... Portanto a comunicação é a bússola que orienta o nosso viver, responsável pela construção do nosso mundo e também do nosso relacionamento com tudo e com todos em nossa volta. Asim, neste contexto temos que refletir sobre a importância do ouvir e do falar; - como tenho me comportado quando preciso ouvir! - E a respeito do que tenho falado e como tenho dito?
Para finalizar quero registrar o pensamento de Lenilson Naveira “Aprenda a ouvir os outros e a si mesmo, através da sua consciência, antes de falar, decidir ou agir.”

4 comentários:

  1. eu sei disso/voce sabe disso / e os milhoes de ignorantes mundo afora que desconhecem qualquer tipo de civilidade alem da porrada? gostariamos que mundo fosse diferente valdemir mas as coisas ainda estao muito atrasadas/ na maioria das pessoas o cerebro é somente para bonito. temos que fazer a nossa parte mesmo sabendo o tao pouco ela vai contribuir...mas é o que podemos fazer...

    ResponderExcluir
  2. É Valdemir, o saber ouvir e o saber falar, fazem a diferença no crescimento, no conhecimento e no entendimento de um e de outro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Valdemir, seus textos são ótimos. Eu vi aqueles outros títulos: seja comprometido, faça a diferença, atitudes vitoriosas, estava tentando ler. Depois vi que ra tema de palestras.

    Até mais,

    Lena

    ResponderExcluir
  4. É importante ouvir, mas, é óbvio que em um diálogo vc não vai ficar parado, olhando para a pessoa sem falar. Devemos estabelecer um equilíbrio: pensar antes de falar, esperar a pessoa com quem está falando terminar de falar, não interromper um raciocínio... Essas coisas simples fazem a diferença. Entretanto, quando escutamos aprendemos mais. Isso é fato.

    ResponderExcluir