quinta-feira, 5 de março de 2009

SÉRIE RIOS BRASILEIROS. 1ª PARTE

RIO AMAZONAS.
O rio Amazonas corre pelo norte da América do Sul, na sua maior parte em terras Brasileira, é o mais longo rio do mundo, estima-se que sua extensão é de quase 7.100 km. Origina-se no lago Lauri , localizado nos Andes Peruano. Segue em direção geral do sul-norte até Pongo de Manseriche, região em que seu curso segue o caminho oeste-leste, indo até a foz, no Atlântico. No território brasileiro, este grande e importante rio desce de 65m de altitude, em Benjamin Constant, dirigindo-se ao oceano Atlântico depois de uma trajetória superior a 3.000 km. Nasce com o nome de Apurimac a 5.500 m de altura, no território peruano de Arequipa, descendo as encostas da montanha até unir-se ao Urubamba, na divisa de Junín e Ucayali, sendo chamado ai de Ucayali , unindo-se ao rio Marañón (cidade de Nauta, no território de Loreto), formando o Amazonas peruano. Os 3.700 km desde a foz até Iquitos, na Amazônia peruana, são navegáveis para navios de grande calado. Se considerados seus principais afluentes e os trechos navegáveis por embarcações menores, a bacia amazônica representa uma rede de 25.000 km de vias fluviais. O que é muito importante para a população da Amazônia, que se serve do rio como meio de locomoção. É supreendente o fato do rio Amazonas apresentar uma inclinação muito pequena, em todo seu trajeto inclina-se menos de cem metros, num trecho de 3 mil quilômetros em território brasileiro, a inclinação é de apenas 15 metros. Ao entrar no território brasileiro é chamado de Solimões até 30 km a leste de Manaus, onde recebe as águas do rio Negro, passando então a ser o Amazonas. Em seu percurso recebe quase 7.000 afluentes, que em conjunto ocupam uma área de quase 4 milhões de quilômetros quadrados. Os sedimentos arrastados pelas águas totalizam 800 milhões de toneladas por ano, e esses fragmentos de montanhas andinas são carregados pela correnteza até 200 km dentro do Atlântico. A variação média da altura das águas é de 10 m, entre a estação seca e a chuvosa, mas em Manaus essa diferença pode chegar até aos 16 m, fazendo com que a distância entre as margens aumente de 13 para 50 km. Sua largura média é de aproximadamente 5 quilômetros. Em alguns lugares, de uma margem é impossível ver a margem oposta. Na altura de Óbidos (PA), o Amazonas apresenta sua menor largura, com 1.800 m, mas ali também se registra a maior profundidade podendo atingir até 100m, sua vazão nesse ponto é de 200 mil metros cúbicos por segundo. Nas terras da bacia amazônica, encontramos as várzeas; terras próximas ao rio, que são inundadas pelas enchentes anuais ou mesmo diariamente e as terras firmes que nunca são alagadas pelas enchentes. Suas águas provocam o desprendimento das terras das margens, levando-as para outros lugares. Esse fato é conhecido como o fenômeno das terras caídas.
Acontece no Amazonas o famosa Pororoca, principalmente na sua foz, formado pela elevação súbita das águas, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estas encontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural. Fenômeno em que as águas correm rio a dentro com uma velocidade de 10 a 15 milhas por hora, subindo a uma altura de 3 a 6 metros. A pororoca prenuncia a enchente. Alguns minutos antes de chegar, há uma calmaria, um momento de silêncio. As aves se aquietam e até o vento parece parar de "soprar". É ela que se aproxima. Os caboclos já sabem e rapidamente procuram um lugar seguro como enseadas ou mesmo os pontos mais profundos dos rios para aportar suas embarcações seguras de qualquer dano, pois a canoa que estiver na "baixa-mar", onde ela bate furiosa e barulhenta, levando árvores das margens, abrindo furos; pode arrancar, virar e levar consigo. É percebida de muito longe, o barulho é ensurdecedor, ouvindo-se até com duas horas de antecedência à vinda da "cabeceira". Quando ela passa formam-se ondas menores, os "banzeiros", que progressivamente morrem nas praias.
O Rio Amazonas é extremamente importante para região, contribuindo largamente para o desenvolvimento socioeconômico. O primeiro aspecto a considerar é do alimento e da renda que gera para as populações ribeirinhas, onde estas praticamente sobrevivem da pesca. O segundo fator importante deve-se a navegabilidade, podemos considerar os leitos do rios e seus afluentes como estradas, onde movimentam-se pessoas e cargas, fazendo assim o fluxo da economia na região Norte, também muito relevante é ressaltar a importância que desempenha com relação ao equilíbrio ecológico, ora como regulador do clima em conjunto com seus inúmeros afluentes, na geração da umidade, contribuindo assim para a existência do clima ali predominante, ora com a grande diversidade de espécies vegetais, animais e de pescados. Portanto o rio Amazonas é de extrema importância para o desenvolvimento da região Norte, levando pela imposição das próprias condições regionais, onde o sistema hidroviário é o grande responsável; tanto por abastecer ou transportar pessoas e na circulação das riquezas, permitindo desta maneira o acesso às localidades mais distantes no interior do Estado, proporcionando assim o desenvolvimento dos principais núcleos econômicos daquela região.

4 comentários:

  1. OI achei seu post muito legal...
    Estou aqui dando uma olhada, como você me pediu lembra???
    Coloquei um link seu no meu blog. Na área de Blogs Interessantes...
    Espero que retorne a visitar o meu blog...

    Abraçoss...

    www.businessdesucesso.blospot.com

    ResponderExcluir
  2. Um belo trabalho, hoje mais que nunca precisamos ter uma consciência ecológica para preservar o mundo.
    um abraço e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Valdemir!!!
    Muito Obrigada!!
    Venha visitar sempre, pois estarei postando novidades e informações, sobre o nosso mundo holistico...rs!
    e visitei o seu e é muito bonito o seu trabalho, já estou como seguidora do seu bloger!!!
    Muita Luz!

    ResponderExcluir
  4. Oi Valdemir, obrigada por sua visita ao meu blog, adorei a série sobre os rios, posso copiar para meu blog?

    Trabalhei por 06 anos nos rios da amazonia ajudando ribeirinhos com auxilio medico... tenho um blog de fotos de algumas viagens que fiz e se chama "luz na amazonia", faça uma visitinha lá...

    Suas matérias estão otimas... Parabens!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir