sábado, 28 de março de 2009

SÉRIE RIOS BRASILEIRO - 2ª PARTE

RIO SÃO FRANCISCO.
O rio São Francisco, "Rio da Unidade Nacional", com 2.624km de extensão, bacia de 631.666 km2, é o maior rio genuinamente brasileiro, considerado assim porque da nascente à foz banha terras brasileiras. É o terceiro maior rio do Brasil. Nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais após seguir um pequeno trecho na direção leste, vai para o norte por uma longa extensão e adentra no estado da Bahia. Muda bruscamente de direção nesse estado, onde se encaminha para o leste e depois sudeste, formando um grande arco até a embocadura. Típico rio de planalto, com trechos navegáveis, é entrecortado de corredeiras e cachoeiras. Separa o estado da Bahia dos estados de Pernambuco e Alagoas, também faz devisa do estado de Alagoas com Sergipe. As duas áreas de maior densidade demográfica do Brasil, Sudeste e zona da Mata nordestina, estão ligadas pelo rio São Francisco, sendo por isso denominado "Rio da Unidade Nacional". Descoberto pela frota exploradora de Américo Vespúcio, em 4 de outubro de 1501, os índios que habitavam a região chamavam-no de “Opara,” que significa “rio-mar”. “São Francisco” foi assim chamado em homenagem a são Francisco de Assis, cuja festa se comemora nesta data. Representa a força de todas as correntes étnicas do Brasil, porque uniu as raças desde as camadas humanas mais antigas às estruturas étnicas e políticas mais recentes do País. Aproxima o sertão do litoral e integra homens e culturas. As fontes de vida e de riqueza de suas águas possibilitam o múltiplo uso do seu potencial hídrico, para abastecimento humano, agricultura irrigada, geração de energia, navegação, piscicultura, lazer e turismo. Ao longo de sua extensão aparecem várias quedas d'água, destacando-se a Cachoeira Grande, com 2.800m de extensão; a Cachoeira de Pirapora, que faz limite entre o curso alto e médio do rio; a Cachoeira de Sobradinho, com 5km de extensão; Itaparica, a quarta cachoeira do alto ao Baixo São Francisco que, com seu grande volume de água, dá ao sítio um aspecto pitoresco e a Cachoeira de Paulo Afonso, a cascata mais alta do mundo com os seus 82 metros de fundo e de beleza natural ímpar. É dotado de um grande potencial hidráulico. Sendo responsável por boa parte da geração de energia do país, também é bastante navegável, o que propicia eficiência no transporte de cargas. Possui uma grande importância econômica na região por onde passa e também social ao fornecer água e alimento (peixes) para a população.
Quinhentos anos depois de seu descobrimento, o rio São Francisco é, ainda hoje, o principal recurso natural que impulsiona o desenvolvimento regional, gerando energia elétrica para abastecer todo o Nordeste e parte do estado de Minas Gerais, através das hidrelétricas de Paulo Afonso, Xingó, Itaparica, Sobradinho e Três Marias. Importante ressaltar que no trecho mineiro, o São Francisco tem grandes afluentes perenes: Paracatu, Pardo e Carinhanha, margem esquerda; Velhas e Verde Grande, margem direita. Pirapora e Januária são as principais cidades ribeirinhas no trecho de Minas Gerais, mas nos altos vales dos afluentes da margem direita situam-se Belo Horizonte, capital estadual e regional, e Montes Claros, além de outros núcleos importantes do vale do Velhas, como Sete Lagoas, Curvelo e Corinto. As cidades do trecho médio inferior têm características tipicamente sertanejas. Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), ligadas por uma ponte, são cidades-gêmeas que conseguiram romper o isolamento do médio vale, dispondo de ligação rodoviária e ferroviária com Salvador, chapada Diamantina e os sertões de Pernambuco e Piauí. Há alguns anos, vários problemas de natureza social e econômica vêm afetando o percurso natural do rio, como o assoreamento, o desmatamento de suas várzeas, a poluição, a pesca predatória, as queimadas, o garimpo e a irrigação. Diante de sua extraordinária importância para o Brasil, no decorrer desses 500 anos de exploração, o “Velho Chico” necessita de um melhor tratamento. A sua preservação se faz necessária e urgente, para que ele possa ser útil também às futuras gerações.
Merece destaque a polêmica "revitalização x transposição" do Velho Chico, fato que já se arrasta por alguns anos e ainda é motivo para acaloradas discussões. A idéia de transposição das águas existe desde da época de Dom Pedro II. Conforme seus defensores é vista como uma solução para a seca do nordeste. São aspirações antigas defendidas com ferrenhos discursos, quer nas regiões afetadas pela necessidade d’água , assim também por integrantes de órgãos governamentais que tratam deste tema.
Refere-se e um polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco, "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". Empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional – MI. Prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. Teoricamente, irrigará a região nordeste e semi-árida do Brasil. A polêmica criada por esse projeto tem como base o fato de ser uma obra cara e que abrange somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido brasileiro e também que se a transposição for concretizada afetará intensamente o ecossistema ao redor de todo o rio São Francisco. Outro ponto da polêmica argumenta sobretudo pela destinação do uso da água, que será retirada de regiões onde a demanda por água para uso humano e animal é maior que a demanda na região de destino. Finalmente, o rio São Francisco é um rio de grande importância para os desígnios da região onde passa e também para o Brasil, sendo portanto o futuro do “Velho Chico” no seu total e amplo aspecto, uma responsabilidade de todos nós, considerando então por tudo este assunto; como de extrema relevância e do interesse de todos.

33 comentários:

  1. Olá, Valdemir, tudo bem?

    Excelentes ponderações sobre o Rio São Francisco.

    Polêmicas à parte, o velho Chico é uma riqueza e um símbolo do Nordeste.

    Desejo-lhe um ótimo domingo e uma excelente nova semana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Hola buen amigo!!!
    Pasé a saludarlo, esperando que siga bien, y agradeciendo siempre su buena onda y cariño sincero.
    Un abrazo enorme!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esta postagem.

    Parabéns pelo Blog.

    Sandra - Campos dos Goytacazes/RJ

    ResponderExcluir
  4. Valdemir, eu sou contra fazer isto, há tantas outras soluções mais baratas, mais fáceis, é que o governo quer novamente acabar mais um pouco com a natureza por aqui, ficar com a gloria de uma mega obra sem sentido diga-se, mas que dá ibope, e colocar vários bilhões no bolso de cada um que participar desta orgia, porque isto não passa de uma orgia do governo. vai entender.
    desculpe o desabafo, grande abraço. vá lá dar os parabéns pro meu blog que está de aniversário hoje. valeu!
    Cleo

    ResponderExcluir
  5. amei o texto, ta mt reflexivo, na verdade essas questão é bem polêmica, querem transpor a água do velho chico, até com boas intenções, mas...
    como disse teotônio vilela filho: "o velho chico é q está ficando sem água..." bom pra pensar. bj

    ResponderExcluir
  6. Olá, Valdemir, muito interessante o seu espaço. Gostei muito! Percebo que é bem diversificado.
    Eu volto!
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo Valdemir. Tenho um selo para si lá no blog Linking. Abraços e tenha um óptimo dia.

    ResponderExcluir
  8. Legal saber sobre os rios brasileiros!
    Tenho ficado em dúvida sobre as modificações que políticos vêm fazendo nos rios, mexer muito na natureza, boa coisa não dá! Abs.

    ResponderExcluir
  9. Caro Valdemir, tudo bem?

    Você tem um blogue muito show.
    Ótimo no visual, ótimo no conteúdo, ótimo em número de parceiros que comentam, ótimo, ótimo, ótimo...
    Falar sobre o vleho Chico, Drumond? Não!
    Vou falar de Valdemir, o cara!
    Você está de parabéns e abençoado,
    Paz e Bem.
    Fernando, O Claro

    ResponderExcluir
  10. Hoje vim agradecer suas gentis visitas e desejar que tenhas um excelente final de semana.
    abraço

    ResponderExcluir
  11. Que vergonha!
    Ainda não conheci o Velho Chico!...
    Já estive com o Madeira, com o Parnaíba e com o Branco...e com ele, não!
    Preciso reparar isso, assim que possível.
    Adorei sua diplomacia irreparável ao comentar tudo.
    Seu blog continua interessante e simpático!
    BJS!

    ResponderExcluir
  12. Muy bello,seguire recorriendo este blog,me gusta la naturaleza. Mucha Luz lo espero en blog un abrazo.

    ResponderExcluir
  13. hye there!
    thank you for visiting my page :D
    and you have yours nice too..
    btw, (sorry for asking)
    may i know what language you used here?
    is it portuguese or spanish?
    oh i'm just guessing, and sorry if i'm wrong :) hope to know from you

    ResponderExcluir
  14. Tudo bem Valdemir?

    Aqui na Bahia há uma grande polêmica sobre essa transposição. Lembro-me bem do ex-governador Paulo Souto(DEM) se posicionar contra. Embora o atual governador, Jaques Wagner (PT), seja favorável. Contudo, há alternativas? Como levar água para o Nordeste? É preciso ter uma solução pra isso e o único árbitro que vejo é o Governo Federal. Essa situação não pode continuar assim.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Caro Valdemir,

    Além de aprender mais sobre essa dádiva de Deus, o já desgastado "Velho Chico", me posiciono, convicto, em mais um elo dessa corrente, reiterando e fazendo minhas as sua palavras e idéias do que sugere o texto.

    Agradeço suas cordiais e sempre gratas visitas.

    Abraços e uma ótima semana!

    Roberto Ramos

    ResponderExcluir
  16. que tal!!
    pasaba a saludarte..
    un abrazo..

    ResponderExcluir
  17. Olá, obrigada pela tua visita ao nosso cantinho, vim retribuir a simpatia e devo dizer-te que o teu blog é uma inspiração!
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderExcluir
  18. Olà Valdmir, grazie della visita e del commento commovente.
    Ti voglio bene e ritiro il vostro banner.
    Abbraccio.

    ResponderExcluir
  19. PASSANDO BEM RÁPIDO,PARA TE DESEJAR UMA LINDA SEMANA!
    BJ

    ResponderExcluir
  20. Olá Valdemir
    Desejo uma Santa Páscoa para o senhor e com certeza para sua família.
    Agradeço a sua simpática (visita) ao meu blog.
    Um abraço desde este lado do Atlântico.

    ResponderExcluir
  21. Ciao Valdemir, ti chiedo cortesemente se crei un banner per il mio blog,perchè io non sono capace.

    Un forte abbraccio

    ResponderExcluir
  22. OLÁ, PARABÉNS PELA POSTAGEM, MUITO INTERESSANTE. PASSEI PARA RETRIBUIR A VISITA E AGRADECER PELAS MARAVILHOSAS PALAVRAS QUE SEMPRE RENOVAM MEU ÂNIMO, APROVEITO PARA LEVAR SEU BANNER PARA MEUS BLOGS. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  23. Imagina! Eu sei como é difícil às vezes, não temos tempo para responder logo. Mas não suma viu? Rss..

    Eu adoraria conhecer, rios me passam muita tranquilidade!

    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  24. Num traço de avião, desvendo o teu rosto,
    Rosto de nuvem em céu azul, luz do infinito…
    Infinito desfasamento de Poalhas em fundo fosco,
    Fosco cálice vazio que cala a voz de um grito!

    Grito queimado nas cinzas de um cinzeiro,
    Cinzeiro apagado de um quarto de hotel perdido…
    Perdido por um ardente amor, enamorado por inteiro!
    Inteiro o calor de um corço que arde consumido.

    Que nesta Páscoa receba muitas bênçãos,
    Que esta passagem lhe traga
    Muito amor, saúde, paz e esperança…
    Por ser uma pessoa especial,
    Lhe desejo…

    Uma FELIZ PÁSCOA!
    Bem-haja!

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  25. Gosto de vim aqui e fazer essa viagem cultural de suas postagens, meus cumprimentos, desejando a você uma:

    PÁSCOA DE LUZ

    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  26. Uma feliz Páscoa para você e sua família. Que o renascimento de Cristo renove em seus corações a alegria e a fé.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  27. eccomi qua, come promesso ho contraccambiato la visita...complimenti sinceri per il tuo blog anche se non capisco molto bene la lingua... ;) ciao!

    ResponderExcluir
  28. Olha eu aqui outra vez, conferindo a praticidade dos temas e absorvendo novas informações. =)

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, Valdemir! Muito bom este texto no qual você aborda muito bem a importância do Rio São Francisco. Pois bem, vivo às margens do Rio São Francisco, naquilo que é chamado de Médio São Francisco, em Petrolina -PE. Moro próximo a Sobradinho, cidade na qual foi construída uma Hidrelétrica. Tenho visto coisas nesse rio que me deixam triste, pois esse rio é vida para as regiões por ele banhadas. O projeto de transposição do rio, diante dos problemas que o Rio já enfrenta, mostra-se como um projeto perigoso. O rio está morrendo, e tudo o que vemos é o interesse de alguns, não em beneficiar as regiões carentes de água, mas apenas para promoverem os seus ambiciosos interesses comerciais. É uma lástima esse projeto de transposição. Cabe ressaltar que, desde a região em que o rio nasce, este tem sido poluído, o assoreamento é visível e contínuo. Além disso, a já mencionada hidrelétrica de Sobradinho teve um enorme impacto ambiental e humano, com a expulsão de diversas famílias de anteriores cidades. Cidades históricas, como Canudos e tantas outras que tiveram suas partes antigas submersas. Será que em nome do progresso vale a pena sacrificar um rio e tantos milhares de vidas como já foram feitas e continuam a se fazer?
    Abraço,
    Ewerton Samir

    ResponderExcluir
  30. Grazie per i complimenti che mi fai...Auguro anche a te e famiglia una serena e buona Pasqua..Se ti va possiamo scambiarci i link...Adesso aggiungo il tuo banner ciaoooooooooooooo da Deny.......

    ResponderExcluir
  31. Valdemir,
    eu é que fico grata por ver os meus mimos por terras tão distantes... é um prazer, acredite!

    Também me dá muito gosto fazer estes mniminhos que são um encanto e poder distribui-los por quem se tem revelado um amigo/seguidor fiel :)

    Feliz Páscoa para si.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  32. Grazieeeeeeeeeeeeeeeeeee ciaooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  33. Puxa, meu amigo Valdemir Reis,

    Assim eu perco o fôlego, de tanta emoção!!!
    Suas palavras são animadoras e me faz refletir!
    Isso é muito bom, visite-me sempre. Sua visita é mais que especial. Procuro sempre melhorar, nem sempre consigo, mas amigos como vc sinaliza o caminho certo.
    Obrigado!!!

    Feliz Páscoa!!
    Valeu!!

    ResponderExcluir