sábado, 7 de março de 2009

DICAS PARA SAÚDE 3

MELANCIA.
A melancia, fruta de desenvolvimento rasteiro, atinge um tamanho considerável, podendo pesar em média de 5 a 10 quilos. Tem o formato (arredondado /oval) com casca lisa na cor verde escura e clara com listras. Além de doce, é muito nutritiva e refrescante. Composta de uma polpa avermelhada e suculenta, apresenta internamente várias sementes pretas e pequenas. Estima-se que aproximadamente noventa por cento do seu corpo é constituído de água. Segundo estudo a melancia possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Possuindo na sua constituição em abundância o licopeno e a glutationa, compostos que são responsáveis para proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular. Portanto é uma fruta muito nutritiva e rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C). Por conta do seu grande volume de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Atua também nas propriedades digestivas. É um fruto de baixo teor calórico, cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias. Extra, afirma um estudo divulgado por cientistas da Universidade A&M do Texas, que as melancias contêm componentes similares aos do Viagra e seu consumo poderia aumentar a libido, consequentemente a capacidade amorosa de uma pessoa. Vejam como se referem os cientistas ; "Quanto mais estudamos as melancias, mais nos convencemos de quão assombrosa é a fruta ao proporcionar elementos que fortalecem o corpo humano", disse Bhimu Patil, diretor do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M. Continuando, "Sabíamos que a melancia era boa para a saúde, mas a lista de seus benefícios aumenta com cada estudo realizado". Acrescentou; “A origem dos benefícios combinados da melancia está na citrulina, uma substância presente nessa fruta que tem a capacidade de produzir um relaxamento dos vasos capilares, que ao ser transformada em um aminoácido chamado arginina, produz maravilhas ao coração, ao sistema circulatório e trabalha para fortalecer o sistema imunológico.”

13 comentários:

  1. Hola querido amigo!

    La sandía (melancia) es una de mis frutas preferidas y favoritas. Estoy deseando que llegue el verano para poder disfrutar de ella.
    Además de refrescar y ser de un sabor exquisito, como bien explicas tienen un montón de propiedades benéficas para nuestro organismo.

    Recibe un fuerte abrazo:)

    ResponderExcluir
  2. Adoro melancias e sabia que tinha alguns sais minerais, mas não tinha idéia de como é poderosa esta fruta. Gostei de saber.

    Obrigada por sua gentil visita ao meu espaço "alegriadevivernaweb" e palavras de incentivo ao meu trabalho. Será sempre bem vindo aos meus cantinhos.

    Uma ótima semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Valdemir Reis , boa tarde, duma tarde chuvosa aqui em SC, mais fresquinha. Vim agradecer sua mensagem aos meus versos ALÉM MAR, e lhe dizer, eu adoro melancia, sua matéria está perfeita, comungo de todos os bens que essa fruta faz ao ser humano, e ao verão, é deliciosamente.
    Parabéns, seu site é rico de informações.

    ALEGRIA,QUASE AMOR...
    Novo post do meu Blog, Poesias com imagens, está convidado. Ao perfil tem o Link
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  4. que rico lo que muestras!!!!!!!

    a partir de diciembre y durante todo el verano, es una de las frutas que más se compran y más ricas...........
    gracias por compartir.
    un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem Valdemir?

    Estou sempre acompanhando seu blog e achei muito interessante a seção Desaparecidos. Recentemente vi uma reportagem sobre esse assunto, relatando o desaparecimento de milhares de pessoas no Brasil todos os anos, trazendo grande aflição às famílias, que ficam desestruturadas com o desaparecimento de entes queridos. A sociedade em geral se interessa pouco por esse assunto e acredito que é preciso haver mais atenção por parte das autoridades. Estaremos sempre nos encontrando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito de melancia, nasci em Cacequi RS que já foi chamada de capital da melancia, tinha muitas melancias. E se faz bem a saúde melhor ainda.
    Agradeço sua visita e comentário feito no meu blog.

    ResponderExcluir
  7. melancia é muito bom
    adoro, bom saber que faz bem
    fica com ja!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Para quem duvida do poder da melancia. Minha ex-esposa passou 15 dias se nutrindo basicamente de melancia (e mais umas alfacinhas com sal). Perdeu 15 quilos de maneira saudável e continua magra até hoje (são 8 anos). Muito boa realmente. Eu como sempre que posso.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Valdemir, obrigado pelo gentil comentário e pela sua visita em meu Blog, seu Blog é fantástico gostei muito, seu trabalho é ótimo parabéns, estarei sempre visitando. Um grande abraço de um amigo. Valter

    ResponderExcluir
  11. Sempre achei que melancia era mais água que outra coisa, bom saber que ela tem seu valor. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu sou fã de frutas. Adoro suco de melancia com água de coco.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde valdemir,melancia e uma das frutas que eu mais gosto,tenho sempre em casa, nao sabia que fasia tantos beneficios ao nosso corpo.

    ResponderExcluir